Outra montadora de carros chinesa prepara sua entrada no mercado brasileiro, mas esta já chega driblando questões de IPI, ao planejar de cara entrar com fábrica no Brasil. Trata-se da Great Wall Motor Co., que fará “um grande investimento” no País, segundo declaração dada por Wang Fengying, gerente-geral da empresa, durante evento da indústria automobilística realizado na China.
A informação foi divulgada pela agência Bloomberg, que também afirmou que a queda que as ações da empresa vêm enfrentando na Bolsa de Xangai (recuaram 6% no mês passado) deve-se à volatilidade do mercado e não é culpa da empresa.
Na Itália, a empresa enfrentou processo por violação de propriedade intelectual da Fiat e disse que não irá recorrer da sentença, tampouco acredita em prejuízos de suas operações. A companhia é um dos maiores fabricantes de SUVs da China, no qual essa categoria, em 2010, representava 9% do total do mercado (quando a média em países desenvolvidos é de 30%).
No primeiro semestre do ano passado, de acordo com dados divulgado pela Reuters, a receita líquida da empresa mais que triplicou, atingindo 867 milhões de yuans e as exportações representaram 14% do lucro total. No ano passado inteiro, a Great Wall Motors, garante que as vendas cresceram 80%, sendo um dos destaques o modelo Haval, que chegou a 140 mil unidades comercializadas (crescimento de 135%).
Fonte: www.meioemensagem.com.br