terça-feira, 2 de agosto de 2011

A evolução do design nos logotipos - Parte 1


A história por trás de logotipos de marcas famosas pode despertar curiosidade até mesmo em pessoas que não desfrutam de seus produtos. Porque elas estão no dia-a-dia de todos, seja nos meios de comunicação ou nas ruas.

Alguns desenhos desses logos são bem simples e óbvios, enquanto outros podem ser mais complicados e não parecem ter qualquer relação com seu produto ou empresa. E, por isso, causam surpresa quando suas origens são resgatadas.

A seguir, alguns exemplos da evolução de marcas muito conhecidas. Clique em "Mais Informações" para continuar lendo.


Volkswagen
A base do logotipo da Volkswagen não mudou muito, mas, após a Segunda Guerra Mundial, perdeu o desenho em torno do círculo que parecia ter sido inspirado da bandeira nazista. As cores que foram adicionadas a ele em 2000 mostram uma mudança positiva na sociedade e a capacidade de se adaptar ao novo milênio.
Shell
Quando a Shell foi lançada sua marca era uma concha realista e simples. Sua evolução se iniciou realmente após 1915. As cores vermelha e amarela foram adicionadas ao símbolo, porque são as cores da bandeira espanhola,  origem de muitos californianos, o que pode ter ajudado a empresa a criar um vínculo emocional com as pessoas.
Com o advento da internet e do fax, foi necessário simplificar o desenho, o que também o tornou mais memorável e reconhecível.
Nike
A parte principal do logo da Nike não mudou com o tempo. Entretanto, como a marca ganhou reconhecimento, o nome da empresa foi retirado da logomarca, o que a tornou mais simples e memorável. A empresa tem diferentes variações dela para os seus diferentes serviços, como skate, futebol etc.


Nestlé
O logo da Nestlé foi lançado por Henri Nestlé, em 1868, com base no significado do seu nome em alemão, ‘pequeno ninho’. Depois que se aposentou, em 1875, o nome foi registrado pelos novos proprietários da empresa. Em 1938, a concepção tradicional da imagem do ninho foi combinada com o nome Nestlé. Em 1988, a minhoca no bico da ave mãe foi retirada e os filhotes passaram a ser dois em vez de três. Diz-se que foi criada para ilustrar melhor as atividades da empresa e para refletir a moderna família de classe média com dois filhos.

Na próxima terça tem mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário