terça-feira, 9 de agosto de 2011

A evolução do design nos logotipos - Parte 2



APPLE Inc.
O primeiro logotipo Apple foi um complexo quadro de Isaac Newton sentado debaixo de uma macieira. Foi desenhado por Ronald Wayne, que, juntamente com Wozniak e Jobs fundou a empresa. Em 1976, depois de trabalhar por duas semanas na Apple, Wayne abandonou sua parte (10% da empresa) porque achava que a Apple estava muito arriscada.
Jobs pensou que o logotipo excessivamente complexo tinha algo a ver com as vendas lentas do Apple I, de modo que ele encomendou Rob Janoff do Regis McKenna Agency para projetar um novo. Janoff surgiu com o arco-íris, o icônico logotipo Apple listrado usado de 1976 a 1999.
Rumores dizem que a mordida no logotipo Apple foi colocada para lembrar o ocorrido com Alan Turing, o pai da moderna ciência da computação, que cometeu suicídio comendo uma maçã com cianureto. Janoff, no entanto, disse em uma entrevista que embora ele estivesse ciente do acontecido, ele desenhou o logotipo, como tal, para evitar que fosse confundido com um tomate cereja.
Em 1998, supostamente por insistência de Jobs, que tinha acabado de voltar para a empresa, a Apple substituiu o logotipo do arco-íris por um com uma aparência mais moderna, o logotipo monocromático.





Master Card
Em 1966, dezessete banqueiros formaram o Interbank Card Association e a letra ‘i’ foi usada para identificar a marca. Em 1969, o nome foi mudado para Master Charge e o novo logotipo com dois círculos secantes familiarizado com o ‘i’ surgiu.
Finalmente, em 1979, o nome MasterCard foi aprovado e o ‘i’ foi finalmente retirado do desenho. Mais tarde, foram introduzidas cores fortes e ficou mais fácil de reconhecer as 23 barras horizontais entre os dois círculos.
Em 1996, foram adicionados outros ajustes, como: maior destaque das letras sombreadas, menos barras dentro dos círculos vermelhos e amarelos e um novo fundo azul escuro para uso em adesivos e sinalização.

PEPSI
Surgiu em 1890.  A empresa inicialmente foi nomeada como a “bebida do Brad”. Esse nome foi rapidamente mudado para Pepsi-Cola, que já forma o primeiro logotipo. No entanto, o projeto da marca só vai começar a se modificar significativamente a partir de 1940.
O globo na marca da ‘Pepsi’ só aparece durante a Segunda Guerra Mundial, como forma de apoiar os esforços do país na guerra, com um logotipo azul, vermelho e branco.
Este logo se tornou imensamente popular, e passou a ser a identidade da empresa. Como resultado, em 1950 e 1962, esta tampa de garrafa com o círculo azul e vermelho se transformou no logotipo da empresa.
Em 1991, os caracteres foram transferidas do interior do globo para o topo da parte de fora e a barra vermelha foi alongada. Em 1998, o fundo branco do logo foi substituído pela cor azul, que também resultou na queda da faixa vermelha horizontal. O globo passou a ter gráficos 3D e dimensões maiores que nas versões anteriores.
Depois de 1998, a Pepsi decidiu dar ao globo um lugar mais importante que o próprio da marca.

Ford
Fundada em 1902, a empresa de Henry Ford era chamada de Ford & Malcomson, Ltd.
Como Ford não podia pagar as contas da empresa, alguns investidores concordaram em colocar dinheiro e rebatizaram a empresa como a Ford Motor Co. E este é o nome que aparece na primeira logo de 1903.
O logotipo de 1909, que tem um tipo de letra semelhante ao logotipo atual, foi emprestado de Childe Harold Wills, que tinha feito este tipo de letra para o seu cartão de visita.
Em 1912, o logotipo da Ford recebeu uma reforma completa, em relação ao projeto anterior simplista. Em 1927, o famoso azul oval foi introduzido e se manteve nos demais desenhos posteriores.
O logo de 1976 foi, essencialmente, a última marcante mudança no símbolo, e é muito semelhante ao logotipo atual. Finalmente, em 2003, a empresa lançou o que veio a ser conhecido como “Centennial Blue Oval”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário