sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

DIAGNÓSTICO DE FIM DO MUNDO


em distopia por  em 16 de dez de 2012 às 00:45
Somos tantos. Diferentes culturas, ideologias, sociedades, conceitos, tabus que juntos trilham um caminho único que leva a tantas coisas boas e ruins. Isso nos faz capazes de pisar fora dos limites da Terra, a mesma que aniquilamos suicídas sem o menor pudor, sempre que possível. Proporcionalmente, os caminhos das veias e arterias do mundo representados nas sociedades e suas culturas seguem tortos e triunfantes. Mas sempre seguem.A riqueza dessa bola azul não elimina seus problemas, que são muito graves. A solução encontrada para os entraves do desenvolvimento tem levado à destruição dos recursos naturais, mas fez as mentes trabalharem e evoluirem, desde o polegar opositor ao transplante de células tronco. Aos poucos acompanhamos o tempo alcançar a velocidade da luz, como uma metáfora da forma como estamos vendo o mundo hoje; através das telas iluminadas. Não há mais controle. Ao tomar ciência da sua força destruidora e construtora que tem aqui, os homens não pensam em parar. Mas estão mais perto de mudar os sentidos dos caminhos.

Consciêntes da nossa sabedoria, nos movemos para um novo tempo sempre, mas o que significa isso quando o um tempo que passa por nós ao invés de nós passarmos por ele? Se acostumar com a mudança e o cíclo rápido das coisas pode ser muito eficiênte para chegarmos a uma época menos compromissada com o que não importa. A suspensão de pequenos e grandes desvios, hoje desnecesários traz à vista aquilo que realmente tem valor. Os sentidos e intuições são o que ainda nos faz humanos e situam aonde está a real sapiência do homo.
A arte, a natureza, a inteligência coletiva são elementos que devem reinar se quisermos um futuro mais simples e evolutivo. Como sabedores que somos casamos a tecnologia à nós mesmos e temos feito um uso razoável dela, controlando muito melhor as mazelas do corpo e da natureza. Encara-la como uma facilitadora da vida global nos levará muito mais lonje. Estarmos voltados totalmente para a intuição e para o conhecimento, depende de um novo sentido de globalização, um conceito que pouco tem a ver com a globalização que conhecemos, mas sim como um encontro e uso produtivo de toda criação feita.
Precisamos pensar em maneiras de voltarmos a ser um corpo só, com respeito as diferenças que serão vitais para o surgimento de um novo mundo quando esse acabar. Um fim que deve ir junto com a intolerância, a violência e ignorância. Um inicio que deve dar mais luz ao saber coletivo, mais espaço para grandes colaborações e a um reconhecimento mais no diferente do que no igual. Um mundo que sobreviva a muitos fins e se renove sempre, um mundo que seja uma boa escola para nossos filhos, um mundo que se pareça mais com o homem que sabe, que sabe.

Fonte.:Publicidade Perigosa
Acesse: http://lounge.obviousmag.org/conteudo_contundente/2012/12/diagnostico-de-fim-do-mundo.html

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Youtube- Retrospectiva 2012

Para fazer uma retrospectiva de 2012, o YouTube reuniu os principais personagens do ano em uma paródia. Só poderia ser, é claro, do vídeo mais visto de todos os tempos: Gangnam Style, com o próprio PSY entre os protagonistas.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

As campanhas preferidas dos criativos em 2012


Por Alexandre Zaghi Lemos, Eduardo Duarte Zanelato e Felipe Turlão

Para eleger as melhores campanhas do ano, Meio & Mensagem adotou uma metodologia inédita. Pediu que um 

júri formado por 80 criativos em funções diretivas (presidentes, vice-presidentes, diretores de criação ou head of 

art) fizesse listas individuais com as dez ações de comunicação preferidas (veja ao final desta página os nomes 

de todos os eleitores e suas respectivas agências). As campanhas foram apontadas em ordem de preferência, 

começando pelas melhores, da primeira para a décima.

Desta forma, foram atribuídos 10 pontos para a indicada em primeiro lugar, 9 pontos para a indicada em segundo 

lugar, e, assim, sucessivamente, até 1 ponto para a indicada em décimo lugar. Alguns eleitores reclamaram que 

a tarefa foi difícil, apontaram um “ano fraco”, não conseguiram chegar até a décima indicação e acabaram 

apontando menos campanhas. Entretanto, a maioria enviou votos completos. Cerca de 140 ações foram votadas 

por pelo menos um jurado. 


Neste ponto, como é de se imaginar, a memória traiu muitos eleitores, que votaram em ações realizadas em anos anteriores. Uma delas, inclusive, recebeu uma quantidade de pontos que a teria colocado na lista das dez mais: “Curiosismo”, criada pela F/Nazca S&S para a Pinacoteca do Estado de São Paulo, ação multimídia realizada em 2011. Como muitos dos prêmios publicitários elegem em um ano ações realizadas no exercício anterior, é natural esta confusão. E o case “Curiosismo” foi, de fato, um dos mais premiados nos festivais de 2012, embora seja do ano passado. Outras campanhas de 2011 bem votadas, mas sem pontos suficientes para alcançar as dez primeiras foram os comerciais “Pôneis Malditos”, da Lew’Lara\TBWA para Nissan; “Biafra”, da AlmapBBDO para Bradesco Seguros; e o “Gigante”, da Neogama/BBH para Johnnie Walker.

Confira, a seguir, as dez ações mais pontuadas, de acordo com o voto dos criativos ouvidos pela reportagem. A campeã é a campanha “Amigos”, da AlmapBBDO para Visa, incluída nas listas de 48 votantes. Também aparecem na lista outras três ações desenvolvidas pela Almap para Pepsi, Bradesco Seguros e Getty Images. Esta última, em nono lugar com 95 pontos, empatada em pontuação com a décima colocada “Tipo Net”, da Talent. O critério de desempate foi o fato de a ação de Getty Images constar nas listas de 17 jurados, enquanto a campanha da Net foi apontada por 16 votantes.

Fonte.: http://www.meioemensagem.com.br/home/comunicacao/noticias/2012/12/18/As-campanhas-preferidas-dos-criativos-em-2012#ixzz2FVMwU6jr







terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Orelhão Mágico: Oi surpreende crianças com linha direta com o Papai Noel

ão da NBS aconteceu no Rio de Janeiro



As vending machines interativas estiveram em moda nos últimos meses, em ações de marcas diferentes em todo mundo. Com tanta repetição, muito mais charmoso fica quando se resgata um “objeto do passado”: Um orelhão.
Oi realizou no Rio de Janeiro o Orelhão Mágico, em que crianças podiam falar diretamente com o Papai Noel. Remotamente, atores do Retiro dos Artistas viam os pequenos, e preparavam surpresas como presentes, coral, neve e até projeção mapeada. A reação das crianças é o presente de quem assiste.
O telefone para falar com o Papai Noel está disponível para qualquer criança – 21 2243.2012 – e as tarifas serão doadas para instituições que participaram da ação.
A criação é da NBS.




Fonte.: Brainstorm9 
Acesse: http://www.brainstorm9.com.br/33327/advertising/orelhao-magico-oi-surpreende-criancas-com-linha-direta-com-o-papai-noel/



segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Colgate Homenageia O Sorriso Mais Famoso Do Brasil


Lá, lá, lá, lá, hey!

Lá, lá, lá, lá, hey!

Silvio Santos vem aí
Olê, olê, olá!

Silvio Santos vem aí. ♫
Em uma ação muito bem construída, a Colgate homenageou o sorriso mais conhecido e carismático do Brasil, o do empresário e apresentador de televisão Silvio Santos.
A empresa aproveitou a data de aniversário do apresentador – 12/12/12, que coincidiu com um evento onde a mesma data do calendário só acontecerá em dia, mês e ano daqui a quase 89 anos – e criou um vídeo que foi exibido nos intervalos comerciais da emissora SBT durante todo o dia.
Na homenagem, são feitas referências a programas apresentados por Silvio Santos que fizeram sucesso na Tv, como o Baú da Felicidade e o Roda Roda e, o produto escolhido para ação, foi o Colgate Total 12, que também muito tem a ver com a data, já que além do nome, segundo seu slogan, ele garante 12 horas de proteção contra 12 problemas bucais.
A ação que foi criada pela agência VML em parceria com o canal, também mostra imagens de Silvio Santos em vários momentos de descontração e gargalhadas, embaladas pelo som de “Vamos sorrir e cantar”, trilha famosa composta e cantada pelo apresentador.


Fonte.: Vitamina Publicitária 
Acesse: http://vitaminapublicitaria.com.br/publicidade/

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Como A Natureza Faria? Batavo Cria Peça Impressa A Partir De Tinta Natural De Frutas.


Aliado ao seu posicionamento, que busca inspiração da natureza no desenvolvimento de seus produtos, a Batavo – marca de maior valor agregado da unidade de lácteos da BRF – iniciou uma campanha de marketing, onde a peça publicitária foi criada a partir da tinta natural extraída de diversas frutas.

O cartaz será veiculado no Jornal Metro e a empresa também será responsável por uma coluna quinzenal, no mesmo jornal, chamada Inspirados na Natureza.
Abaixo você confere o processo criativo que resultou na peça publicitária.

Fonte.: Vitamina Publicitária 



quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Zeitgeist 2012: Google revela o que o mundo pesquisou durante o ano

1,2 trilhão de pesquisas em 146 idiomas foram consideradas na retrospectiva
O Google acabou de lançar o seu Zeitgeist 2012, resumindo os grandes momentos e os termos mais buscados do ano.

1,2 trilhão de pesquisas em 146 idiomas foram consideradas na análise, que utiliza ainda dados de várias fontes, como o Google Trends e ferramentas internas. Filtrando o spam, obviamente, o Google quer que as listas sirvam como representação do “espírito da época” de 2012.

Você pode acompanhar os ranking por país e também por diversos segmentos. Acesse: google.com/zeitgeist/2012/

E claro, como sempre, os termos mais procurados do Brasil continuam sendo pavorosos. Não que o resto do mundo fique muito atrás. Veja o ranking mundial com os 10 assuntos mais buscados:

1. Whitney Houston
2. Gangnam Style
3. Hurricane Sandy
4. iPad 3
5. Diablo 3
6. Kate Middleton
7. Olympics 2012
8. Amanda Todd
9. Michael Clarke Duncan
10. BBB12

Fonte.: Brinstorm9

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Fiat aposta em tempero sensual para comerciais nos EUA

Marca apresenta 5 filmes com potencial para o Superbowl 2013


Depois de chegar aos Estados Unidos, o Fiat 500 encarou um novo desafio: ser o primeiro com um design de encher os olhos na variação elétrica (Fiat 500e). O passo seguinte foi estabelecer uma imagem sensual para o modelo, definido pela Chrysler como “o único elétrico que liga você”, em um filme que mostra uma mulher como um piloto de testes que entra pelo lado do passageiro. Tudo vai bem até o carro perder o controle e a equipe de resgate descobrir o motivo.

Sensualidade, aliás, parece ser a palavra de ordem nos comerciais da Fiat – um bom exemplo é o comercial Sticker, para o Grand Siena. E continua com Topless, que promove o esportivo Fiat 500 Abarth Cabrio, colocando uma modelo perdendo a parte de cima do biquíni de uma maneira bem curiosa.

Os filmes do Fiat 500L, a versão “família” do carro, também vão pelo mesmo caminho, mas com um humor mais aflorado. As moças que se arrumam para um casamento no banco de trás do carro, sem perceber que estão sendo observadas. 


A família americana que não está acostumada com as demonstrações de afeto dos italianos. 


Ou ainda os pais que acompanham a filha no passeio com o namorado, para tentar impedir maiores avanços por parte do rapaz.



A Fiat acredita que todos os cinco comerciais acima têm potencial para serem exibidos no Superbowl 2013, mas querem saber se o público concorda. Para isso,o site Autoblog está fazendo uma votação.

Só para lembrar, Seduction foi o comercial da Fiat para o Superbowl 2012…

Fonte: Brainstorm9 
Acesse:http://www.brainstorm9.com.br/

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Electrolux Distribui Cartões De Natal Comestíveis


É, parece que a ideia em se criar peças a partir de alimentos, está mesmo fazendo a cabeça de algumas empresas.
Depois da Batavo e seu cartaz feito com a tinta extraída de frutas, a vez é da Electrolux, que criou um cartão de Natal comestível. A ação é assinada pela F/Nazca S&S e leva o nome de “Cookies de Natal”.
Por meio de um concurso em um aplicativo da sua Fan Page, a empresa convida seus fãs a escreverem um cartão de Natal – no formato de um cookie – para os amigos da rede, que posteriormente, será postado no perfil do receptor.
A surpresa é que a empresa irá presentear os 200 cartões mais criativos com uma réplica do mesmo, que será entregue nas residências do criador e também do destinatário. Esta ação conclui o ano de maior investimento da Electrolux no ambiente digital, sendo que 10% de toda sua verba de comunicação no ano de 2012 foram aplicadas em estratégias online.



Fonte.: Vitamina Publicitária 
Acesse: http://vitaminapublicitaria.com.br/publicidade/electrolux-distribui-cartoes-de-natal-comestiveis/



segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

O homem que voou mais alto que seus sonhos


“Um detalhe esquecido pode resultar em muitas decisões erradas”. Assim pensava William E. Boeing, o homem visionário e perfeccionista que construiu um grande império a partir de apenas um sonho: voar.


O que torna um desejo realidade? Não é apenas a vontade de realizá-lo, obviamente. 
Apesar de esse ser o primeiro passo, o desejo em si não é suficiente para dar vida a coisa nenhuma. É necessário ter uma visão estratégica a respeito daquilo que se quer construir. William E. Boeing é um exemplo disso. Um homem de visão que construiu um império e deixou um legado para toda a história da aviação.
William Edward Boeing nasceu em Detroit, em 1 de outubro de 1881. Herdeiro de uma herança de US$ 1 milhão deixada pelo pai, que morreu de gripe quando ele tinha 8 anos, estudou na Suíça em seus primeiros anos de vida e chegou a cursar a Universidade de Yale, mas não a concluiu.
Ao conhecer a história de Boeing, muitos podem dizer que tudo que ele construiu foi apenas por conta da sorte que teve ao nascer em uma família abastada. Só que ele tinha, na verdade, um um forte faro para negócios e investiu primeiramente no ramo madeireiro. Foi apenas ao ver um espetáculo de aviação em Washington que ele descobriu seu real talento: dar asas aos seus próprios sonhos.


Fonte.: Obvious. Acesse http://obviousmag.org/archives/2012/12/o_homem_que_voou_mais_alto_que_seus_sonhos.html





sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Uso indiscriminado da publicidade

Produzida pelo fotógrafo Sharad Haksar para a agência publicitária 1pointsize, a série de fotografias Brand Irony alerta para o uso indiscriminado da publicidade às marcas das grandes multinacionais que, num país pobre como a Índia, chega a ser insultuoso. Trabalho pleno de criatividade, humor e ironia.






Fonte.:Obvious. Acesse:  http://obviousmag.org/archives/2007/07/publicidade_per.html#ixzz2EMz8YqPA

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Levando Felicidade A Sério


Talvez você possa até não ter se convencido com o Papai Noel gigante da campanha de Natal da Coca Cola deste ano. Certo é que nos últimos anos o ciclo do conceito “Felicidade” tem apresentando ao público momentos graciosos  e belíssimos.
Centenas de “Vending Machines” que bem poderiam ser chamadas de “Máquinas da Felicidade” foram desenvolvidas, liberando latinhas, lanches e prêmios por um abraço ou uma incrível recarga de internet em seu smartphone. Pessoas se emocionando e sorrindo nos vídeos encantando e tornando o dia dos consumidores muito melhor e mais especial.
Ou seja:  o lugar dos sonhos de qualquer propaganda.
Mas nenhuma destas ações atinge melhor o objetivo deste conceito do que a campanha do natal passado da marca nas Filipinas.  A ação, que exigiu bem menos complexidade do que qualquer outra tornou o natal de três famílias Filipinas muito mais especial e singular.
Lá, cerca de 11 milhões de habitantes, o que corresponde a mais de 15% de sua população, abandonou o país a procura por oportunidades de trabalho melhores e mais dignas.  Sabendo disso a marca convidou três destes trabalhadores para fazer uma visita surpresa as suas famílias bem no dia do Natal.
O vídeo emociona no primeiro frame. E faz valer o teu play nessa época onde assistimos uma porção de campanhas natalinas que beiram o óbvio.


Parece simples, mas é fundamental que possamos demonstrar para as marcas  que, muito mais do que serviços e produtos, o que elas realmente devem vender é benefício.  Proporcionar aos seus consumidores coisas subjetivas e intangíveis que não podem em um primeiro momento sofrer nenhuma espécie de competição e concorrência.  E nada é tão bom e assertivo do que dizer para ao mundo de que quando você abre um refrigerante não está consumindo apenas um extrato químico de sabor artificial lotado de açúcar e sim felicidade.
Abre aí sua lata e assiste esse vídeo prestando bastante atenção. Vai valer a pena.




Fonte.: Vitamina Publicitária. Acesse http://vitaminapublicitaria.com.br/publicidade/levando-felicidade-a-serio-2/


quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Geração Y: Publicidade e "chata" para apenas 3%

Veja sete insights relevantes sobre o grupo de jovens que tomará a dianteira do consumo e do mercado de trabalho ao longo da próxima década



Espera-se que o 1,8 bilhão de pessoas que compõe a geração Y correspondam a 75% da força de trabalho em 2025 e ultrapasse a geração dos boomers (nascidos entre meados dos anos 1940 e meados da década de 1960) em rendimentos a partir 2018. Então, qualquer que seja seu pensamento sobre eles, uma coisa é certa: os anunciantes não podem ignorá-los. Aqui estão sete fatos que você precisa saber sobre estes consumidores. Os dados foram colhidos em estudo, realizado pela Edelman Berland e a comunidade online 8085 Live, com quatro mil integrantes da geração Y, de onze países. O estudo atualiza pesquisa feita em 2011.
A Geração Y deseja ser entretida pelas marcas. Cerca de 80% dos entrevistados fizeram tal afirmação quando consultados se queriam ser entretidos. Aproximadamente 40% disseram que querem que as marcas os deixem influenciar os produtos, por meio de co-criação. Mas só 31% afirmaram desejar que as marcas criem conteúdo online como vídeos, fotos, games e blogs. E uma minoria (19%) quer que as marcas realizem parcerias com celebridades. Boas notícias: somente 3% declararam que a publicidade é chata.
Os consumidores da Geração Y querem marcas que os ajude. Quando questionados se gostariam de marcas que os ajudassem, 77% disseram que querem marcas que deem assistência através de doações e bolsas de estudos; 75% citaram a oportunidade para marcas disponibilizarem mais experiências de vida. E 65% gostariam que as marcas se comportassem como mentoras que podem guiá-las. Entre 55% e 60% querem marcas que os auxiliem a conectar e compartilhar, utilizando o público de marcas como o Facebook e anúncios.
O objetivo de vida mais importante da Geração Y é ter um bom emprego com um propósito combinado à paixão pessoal. Isso foi citado por 80% dos interrogados, seguidos por outros onze objetivos – inclusive ter um imóvel, casar-se, constituir família e obter uma carreira bem-remunerada.
A Geração Y enxerga a si mesma no papel de líder. No estudo, 74% disseram ter o poder de influenciar as decisões de compra de amigos e aqueles de outras gerações.
Eles procuram ajuda na hora de decidir o que comprar. Segundo o estudo, 94% usam ao menos uma fonte como guia para decidir a compra de determinada marca.
A Geração Y dirá aos anunciantes o que pensam. Na pesquisa, 70% declararam que é responsabilidade deles compartilhar o feedback com as companhias após uma experiência de compra boa ou ruim. As porcentagens mais altas desses consumidores – acima de 80% por país – foram do Brasil, China, Emirados Árabes e Índia. Em contraste, 67% dividiu a opinião dos EUA.
Eles estão preocupados com o futuro, mas a economia não foi a principal preocupação. Apenas um quarto dos abordados, 25%, disse que a economia é a maior questão em suas vidas e na comunidade e no país.
Do Advertising Age
Tradução Isabella Lessa



Fonte.: Meio&Mensagem 
 http://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/noticias/2012/12/04/Geracao-Y-publicidade-e-chata-para-apenas-3-#ixzz2EBUCC5OI

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Em um brilhante comercial, Internet Explorer cutuca o troll que existe dentro de cada um de nós

Todo mundo ama odiar o Internet Explorer, mas é justamente aqui que a Microsoft explora a sua melhor campanha publicitária já feita. Sem precisar de dancinhas ou celebridades, apenas honestidade e bom humor ao assumir a rejeição de seu produto.

O novo vídeo da inicativa browseryoulovedtohate – que começou com o IE9 e agora promove a versão 10 -mostra o troll típico, que crítica de qualquer maneira, e não perde a oportunidade de repetir sempre o mesmo discurso: “IE sucks!”


Mesmo que algumas coisas comecem a mudar, ele insiste, e sempre encontra motivo para reclamar e odiar, ainda que o Internet Explorer adote uma ilha cheia de gatinhos abandonados para fazer crianças felizes ao redor do mundo. Porém, sempre tem algo capaz de atingir o seu coração.

E não se engane. O título do vídeo, “Do you know this guy?”, é apenas uma pergunta retórica.

Não sei se essa transparência vai fazer os fãs de Firefox, Chrome e afins ensaiarem um retorno ao browser que já foi líder um dia, mas como é bom ver publicidade assim, principalmente partindo de quem não tem um histórico criativo de muito valor (tirando os antigos comerciais do Xbox).

Parabéns IE. Ainda não te perdoo por toda dor de cabeça que você me deu no passado, mas agora, sinceramente, te odeio um pouco menos.

Fonte.: www.brainstorm9.com.br