Por Alexandre Zaghi Lemos, Eduardo Duarte Zanelato e Felipe Turlão
Para eleger as melhores campanhas do ano, Meio & Mensagem adotou uma metodologia inédita. Pediu que um
júri formado por 80 criativos em funções diretivas (presidentes, vice-presidentes, diretores de criação ou head of
art) fizesse listas individuais com as dez ações de comunicação preferidas (veja ao final desta página os nomes
de todos os eleitores e suas respectivas agências). As campanhas foram apontadas em ordem de preferência,
começando pelas melhores, da primeira para a décima.
Desta forma, foram atribuídos 10 pontos para a indicada em primeiro lugar, 9 pontos para a indicada em segundo
lugar, e, assim, sucessivamente, até 1 ponto para a indicada em décimo lugar. Alguns eleitores reclamaram que
a tarefa foi difícil, apontaram um “ano fraco”, não conseguiram chegar até a décima indicação e acabaram
apontando menos campanhas. Entretanto, a maioria enviou votos completos. Cerca de 140 ações foram votadas
por pelo menos um jurado.
Neste ponto, como é de se imaginar, a memória traiu muitos eleitores, que votaram em ações realizadas em anos anteriores. Uma delas, inclusive, recebeu uma quantidade de pontos que a teria colocado na lista das dez mais: “Curiosismo”, criada pela F/Nazca S&S para a Pinacoteca do Estado de São Paulo, ação multimídia realizada em 2011. Como muitos dos prêmios publicitários elegem em um ano ações realizadas no exercício anterior, é natural esta confusão. E o case “Curiosismo” foi, de fato, um dos mais premiados nos festivais de 2012, embora seja do ano passado. Outras campanhas de 2011 bem votadas, mas sem pontos suficientes para alcançar as dez primeiras foram os comerciais “Pôneis Malditos”, da Lew’Lara\TBWA para Nissan; “Biafra”, da AlmapBBDO para Bradesco Seguros; e o “Gigante”, da Neogama/BBH para Johnnie Walker.
Confira, a seguir, as dez ações mais pontuadas, de acordo com o voto dos criativos ouvidos pela reportagem. A campeã é a campanha “Amigos”, da AlmapBBDO para Visa, incluída nas listas de 48 votantes. Também aparecem na lista outras três ações desenvolvidas pela Almap para Pepsi, Bradesco Seguros e Getty Images. Esta última, em nono lugar com 95 pontos, empatada em pontuação com a décima colocada “Tipo Net”, da Talent. O critério de desempate foi o fato de a ação de Getty Images constar nas listas de 17 jurados, enquanto a campanha da Net foi apontada por 16 votantes.
Fonte.: http://www.meioemensagem.com.br/home/comunicacao/noticias/2012/12/18/As-campanhas-preferidas-dos-criativos-em-2012#ixzz2FVMwU6jr
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