Com orçamento bastante agressivo, porém coerente, a gigante sul-coreana SAMSUNG terminou 2012 com a impressionante cifra de US$4.000.000.000,00 (quatro bilhões de dólares) investidos em publicidade. A marca superou até mesmo a COCA-COLA que tradicionalmente investe grandes valores, e fechou o ano com um investimento em comunicação de cerca de US$3.500.000.000,00 (três bilhões e quinhentos milhões de dólares).
Ataques diretos a americana e principal concorrente APPLE não faltaram, com textos bastante provocativos em seus roteiros e anúncios.
Tamanho investimento proporcionou a SAMSUNG um feito que ficará na história da companhia, 2012 foi o ano em que a gigante asiática superou a NOKIA como maior fabricante de celulares do mundo, além de enfraquecer o reinado da APPLE, que a título de curiosidade, teve um investimento em publicidade de aproximadamente US$1.100.000.000,00 (um bilhão e cem milhões de dólares), quase quatro vezes menor que a quantia investida pela SAMSUNG.
Em termos de valor de marca o grande investimento também trouxe bons resultados. A empresa assistiu a um salto de 40% em seu valor em 2012, chegando a 9ª posição no ranking da Interbrands. A valor foi de US$20.000.000.000,00 (vinte bilhões de dólares) para US$32.800.000.000,00 (trinta e dois bilhões e oitocentos milhões de dólares), segundo a Interbrands. Talvez, este seja o único ponto onde ainda não se obteve o sucesso pretendido. No mesmo período, gastando muito menos, a APPLE aparece em 2º lugar entre as 100 marcas mais valiosas do mundo no ano, com valorização de 129%, de acordo com o mesmo ranking.
As demais marcas que acabaram ficando como coadjuvantes, terão de colocar a mão no bolso e repensarem seus planejamentos para que 2013 seja diferente, e a relevância no setor seja mantida. O risco de se manterem nesta posição em um mercado tão dinâmico e competitivo é enorme.
Fonte.: Vitamina Publicitária'
Nenhum comentário:
Postar um comentário