Instituição bancária faz a maior licitação da história do País com verba de R$500 milhões
Foi dada a largada na disputa entre agências pela maior verba publicitária do setor público já licitada no Brasil. Está marcada para esta segunda-feira, 4, a entrega das propostas das interessadas em concorrer à verba de R$ 500 milhões anuais da Caixa Econômica Federal. Quatro agências serão escolhidas pela estatal e poderão manter a conta por até cinco anos. Desde 2008, a instituição financeira é atendida por Borghi/Lowe, Fischer&Friends e Nova/SB.
O montante coloca a Caixa em posição de destaque entre os maiores anunciantes do País. De acordo com o Anuário de Mídia Pública no Brasil, publicado no ano passado pelo Grupo de Mídia de Brasília, o banco é a estatal que mais investe em compra de mídia. A Caixa destinou R$ 301 milhões à atividade em 2011, ficando à frente de Petrobras (R$ 273 milhões) e Banco do Brasil (R$ 224 milhões). Segundo o ranking Agências e Anunciantes, a Caixa foi a quinta maior compradora de mídia do País em 2011 e a primeira do setor público.
Embora a Caixa seja a grande estrela da temporada 2013 de licitações públicas, vários outros anunciantes estatais começam o ano com novas agências ou preparam concorrências para os próximos meses. A BR Distribuidora acaba de concluir sua licitação, que confirmou Borghi/Lowe e Quê para cuidar da verba de R$ 80 milhões anuais, antes dividida entre Quê e Master Roma Waiteman.
Os Correios, que preveem investir uma quantia de R$ 250 milhões em publicidade, terminaram a fase de habilitação e estão prestes a assinar contratos com Propeg, Master Roma Waiteman, Artplan e Link/Bagg. A instituição mais que dobrou o valor de sua conta, tendo em vista a concorrência com empresas do setor privado, como DHL e Fedex. Em 2012, os Correios investiram R$ 90,4 milhões, sendo R$ 80 milhões em compra de mídia e R$ 10,4 milhões em produção de peças eletrônicas e gráficas. Mais de 70% da verba total foi administrada pela Artplan, e o restante pela Link/Bagg. As duas agências que atenderam à conta nos últimos anos foram mantidas no grupo vencedor da licitação atual.
Ainda sem definição, a disputa pela conta de R$ 31 milhões anuais do Ministério da Educação mobiliza 14 agências, entre as quais a Link/Bagg, responsável pela verba desde 2008.
Também entram na agenda de licitações federais as contas do Ministério das Comunicações, que já tem edital aprovado e não possui agência desde 2002, e da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), que encerra seus contratos com Artplan e Giacometti em abril deste ano e possui verba atual de R$ 38 milhões. Em agosto, será encerrado o atendimento da SLA ao Ministério da Agricultura; e, em dezembro, o da De Brito ao Ministério do Planejamento.
Fonte.: Meio&Mensagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário